Programa
13 MAR
9:30 – 10:50 — SESSÃO DE ABERTURA
Orador convidado
MARIA ANTÓNIA LOPES (Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra)
Mulheres em Portugal nos sécs. XVI-XIX: estereotipia e enquadramento legal
– COFFEE BREAK
11:00 – 12:20
Painel:
ARTISTAS ESTRANGEIRAS EM PORTUGAL
ANA CLARA SANTOS (Universidade do Algarve)
As atrizes francesas no palco lisboeta oitocentista: da coroação de uma carreira ao vedetismo
JOSÉ PEDRO SOUSA (Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)
Novos olhares sobre a presença de actrizes espanholas em Portugal no século XVII
LUÍSA ROUBAUD (Faculdade de Motricidade Humana (UL) Instituto de Etnomusiocologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-MID)
Modernidades malogradas: Madame Britton e as bailarinas descalças em Portugal
—ALMOÇO
14:00 – 15:20
Painel:
FEMINISMO E AUTODETERMINAÇÃO
SVEIN HENRIK NYHUS (Department of Scandinavian Languages and Literature, Inland Norway University of Applied Sciences)
Henrik Ibsen and the American actress
ANDRESA FRESTA MARQUES (Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)
Perdoe vossa mercê a esta filha obediente: a “Filha” como personagem de entremez
ARIANA GALAMBA (Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)
Adelina Abranches – do travestismo à mulher em palco na segunda metade do século XIX
—COFFEE BREAK
15:40 – 17:00
Painel:
DRAMATURGIA NO FEMININO
MARCELINA OBARSKA (Doctoral School of Humanities, Warsaw University, Poland)
(In)visible pioneer. Franciszka Urszula Radziwiłłowa – The First Polish Drama Authoress
INÊS DE SÁ (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa)
O amor no teatro escrito por mulheres portuguesas (ca. 1650-1750)
ELIZABETH R. AZEVEDO (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Brasil)
Juana Manso e o teatro brasileiro
14 MARÇO
9:30 – 10:50
Painel:
DISCRIMINAÇÃO E APAGAMENTO
SUSANA VIDAL (Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa)
Mulheres sem palco: memórias de discriminação no teatro espanhol do XIX
SOFIA FRANSOLIN (Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil)
Dramaturgia Feminina e Abolição: as tensões entre gênero, raça e classe no Brasil oitocentista
EMÍLIA COSTA (Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)
Do opróbrio ao estrelato: O poder ignorado das atrizes
— COFFEE BREAK
11:00 – 12:20
Painel:
INFLUÊNCIA DO FEMININO
MARTA BRITES ROSA (Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)
No palco, na plateia e no papel: o teatro como meio de educação das mulheres portuguesas de setecentos
JOANA PELIZ (Centro de Estudos de Estética e Sociologia Musical da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa)
A Vénus multíplice de Acácio Antunes e Augusto Machado
GIUSEPPINA RAGGI (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra)
A importância das mulheres na implantação e desenvolvimento do teatro de ópera no Portugal setecentista
— ALMOÇO
14:00 – 15:20
Orador convidado
KATE NEWEY (University of Exeter)
Making Theatrical Empires: Women’s Transnational Theatrical Exchanges in the Nineteenth Century
— COFFEE BREAK
15:40 – 17:00
Painel:
LUGARES DA MULHER NO TEATRO
PAULA GOMES MAGALHÃES (Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)
Teatro de feira: atrizes nos palcos de terceira ordem em Lisboa
ISABEL MÕES (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)
As Mulheres no palco da Revista do Ano na segunda metade do século XIX
MARIA VIRGÍLIO LOPES (Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)
Bastidores e Ribalta sob o véu de um concurso: Eleição da mais formosa actriz de Lisboa
15 MARÇO
9:30 – 10:50
Painel:
MULHERES NA RIBALTA
LICÍNIA RODRIGUES FERREIRA (Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)
Carlota Talassi, “grande actriz e ao mesmo tempo grande senhora ilustrada”
PAULO RIBEIRO BAPTISTA (Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)
Palmira Bastos, palco e imagem
MARIA CLARA GONÇALVES (Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)/ Fapes, Brasil)
Gabriela da Cunha: disseminação do estilo de interpretação e do repertório realista nos palcos brasileiros do século XIX
—COFFEE BREAK
11:00 – 12:20
Orador convidado
ANA ISABEL VASCONCELOS (Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)
As três Emílias no teatro e na vida: um estudo de caso
—ALMOÇO
14:00 – 15:20
DEBATE E SESSÃO
DE ENCERRAMENTO
TRABALHO FINANCIADO POR FUNDOS NACIONAIS ATRAVÉS DA FCT – FUNDAÇÃO PARA A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA, I. P., NO ÂMBITO DOS PROJETOS UIDB/00279/2020 E UIDP/00279/2020