Programa

13 MAR

9:30 – 10:50SESSÃO DE ABERTURA

Orador convidado

MARIA ANTÓNIA LOPES (Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra)

Mulheres em Portugal nos sécs. XVI-XIX: estereotipia e enquadramento legal

– COFFEE BREAK

11:00 – 12:20
Painel:
ARTISTAS ESTRANGEIRAS EM PORTUGAL

ANA CLARA SANTOS (Universidade do Algarve)

As atrizes francesas no palco lisboeta oitocentista: da coroação de uma carreira ao vedetismo

JOSÉ PEDRO SOUSA (Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

Novos olhares sobre a presença de actrizes espanholas em Portugal no século XVII

LUÍSA ROUBAUD (Faculdade de Motricidade Humana (UL) Instituto de Etnomusiocologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-MID)

Modernidades malogradas: Madame Britton e as bailarinas descalças em Portugal

—ALMOÇO

14:00 – 15:20
Painel:
FEMINISMO E AUTODETERMINAÇÃO

SVEIN HENRIK NYHUS (Department of Scandinavian Languages and Literature, Inland Norway University of Applied Sciences)

Henrik Ibsen and the American actress

ANDRESA FRESTA MARQUES (Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

Perdoe vossa mercê a esta filha obediente: a “Filha” como personagem de entremez

ARIANA GALAMBA (Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

Adelina Abranches – do travestismo à mulher em palco na segunda metade do século XIX

COFFEE BREAK

15:40 – 17:00
Painel:
DRAMATURGIA NO FEMININO

MARCELINA OBARSKA (Doctoral School of Humanities, Warsaw University, Poland)

(In)visible pioneer. Franciszka Urszula Radziwiłłowa – The First Polish Drama Authoress

INÊS DE SÁ (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa)

O amor no teatro escrito por mulheres portuguesas (ca. 1650-1750)

ELIZABETH R. AZEVEDO (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Brasil)

Juana Manso e o teatro brasileiro

 

14 MARÇO

9:30 – 10:50
Painel:
DISCRIMINAÇÃO E APAGAMENTO

SUSANA VIDAL (Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa)

Mulheres sem palco: memórias de discriminação no teatro espanhol do XIX

SOFIA FRANSOLIN (Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil)

Dramaturgia Feminina e Abolição: as tensões entre gênero, raça e classe no Brasil oitocentista

EMÍLIA COSTA (Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

Do opróbrio ao estrelato: O poder ignorado das atrizes

COFFEE BREAK

11:00 – 12:20
Painel:
INFLUÊNCIA DO FEMININO

MARTA BRITES ROSA (Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

No palco, na plateia e no papel: o teatro como meio de educação das mulheres portuguesas de setecentos

JOANA PELIZ (Centro de Estudos de Estética e Sociologia Musical da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa)

A Vénus multíplice de Acácio Antunes e Augusto Machado

GIUSEPPINA RAGGI (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra)

A importância das mulheres na implantação e desenvolvimento do teatro de ópera no Portugal setecentista

ALMOÇO

14:00 – 15:20
Orador convidado

KATE NEWEY (University of Exeter)

Making Theatrical Empires: Women’s Transnational Theatrical Exchanges in the Nineteenth Century

COFFEE BREAK

15:40 – 17:00
Painel:
LUGARES DA MULHER NO TEATRO

PAULA GOMES MAGALHÃES (Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

Teatro de feira: atrizes nos palcos de terceira ordem em Lisboa

ISABEL MÕES (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

As Mulheres no palco da Revista do Ano na segunda metade do século XIX

MARIA VIRGÍLIO LOPES (Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

Bastidores e Ribalta sob o véu de um concurso: Eleição da mais formosa actriz de Lisboa

 

15 MARÇO

9:30 – 10:50
Painel:
MULHERES NA RIBALTA

LICÍNIA RODRIGUES FERREIRA (Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

Carlota Talassi, “grande actriz e ao mesmo tempo grande senhora ilustrada”

PAULO RIBEIRO BAPTISTA (Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

Palmira Bastos, palco e imagem

MARIA CLARA  GONÇALVES (Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)/ Fapes, Brasil)

Gabriela da Cunha: disseminação do estilo de interpretação e do repertório realista nos palcos brasileiros do século XIX

COFFEE BREAK

11:00 – 12:20
Orador convidado

ANA ISABEL  VASCONCELOS (Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

As três Emílias no teatro e na vida: um estudo de caso

ALMOÇO

14:00 – 15:20
DEBATE E SESSÃO
DE ENCERRAMENTO

 

TRABALHO FINANCIADO POR FUNDOS NACIONAIS ATRAVÉS DA FCT  – FUNDAÇÃO PARA A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA, I. P.,  NO ÂMBITO DOS PROJETOS UIDB/00279/2020 E UIDP/00279/2020