Oradoras Convidadas
Maria Antónia Lopes
Universidade de Coimbra
Maria Antónia Lopes, Doutora em História Moderna e Contemporânea pela Universidade de Coimbra, é Professora Associada com Agregação da Faculdade de Letras dessa Universidade, onde dirige o Doutoramento em História. Colabora com a Faculdade de Medicina, assegurando o seminário de Mestrado “História Económica e Social dos Cuidados de Saúde em Portugal”. Lecionou também no Mestrado e no Doutoramento em Estudos Feministas da FLUC, em regime Erasmus nas Universidades de León, Santiago de Compostela, Viterbo, UNINT (Roma) e, ainda, no Primeiro Curso Internacional de Verão da Universidade de Catania (Itália).
É investigadora integrada e membro da Direção do Centro de História da Sociedade e da Cultura (CHSC) e colaboradora do Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20).
A sua área de investigação é a História Social e Cultural de Portugal do século XVI às primeiras décadas do XX, centrando-se sobretudo nos séculos XVIII e XIX e explorando fontes literárias, legislativas, administrativas e de índole privada para trabalhar mulheres, pobres, políticas sociais, obras doutrinais sobre caridade, misericórdias, hospitais e outras instituições de assistência e de saúde, biografias régias e aspetos de vida familiar.
Com conferências e comunicações em Portugal, Espanha, Inglaterra, Itália, França, Suíça, Países Baixos, Brasil, Argentina e República Checa, publicou várias dezenas de artigos em revistas e capítulos de obras coletivas em Portugal, Brasil, Espanha, Itália, Inglaterra e Argentina. Tem coordenado revistas científicas em Portugal e no Brasil e é investigadora em projetos nacionais e internacionais.
É autora e coordenadora dos seguintes livros:
Autoria:
Mulheres, espaço e sociabilidade (2ª metade do século XVIII), 1989.
Pobreza, assistência e controlo social em Coimbra, 1750-1850, 2000 (2 vols.).
História Breve das Misericórdias Portuguesas, 1498-2000, 2008 (coautoria).
António Ferrer Correia (1912-2003), 2008 (coautoria).
Protecção Social em Portugal na Idade Moderna, 2010.
Na rota da 3ª invasão francesa: o concelho de Mangualde e as suas vítimas, 2011.
Rainhas que o Povo Amou: Estefânia de Hohenzollern e Maria Pia de Saboia, 2011 e 2013.
D. Fernando II, um rei avesso à política, 2013 e 2016.
Coordenação e autoria:
Portugaliae Monumenta Misericordiarum 7 (1750-1834), 2008 (cocoord.).
Portugaliae Monumenta Misericordiarum 8 (1834-1910), 2010 (cocoord.)
Portugal e o Piemonte. A Casa Real portuguesa e os Saboias (sécs. XII-XX), 2012 e 2013 (cocoord.).
Portogallo e Piemonte. Nove secoli (XII-XX) di relazioni dinastiche e politiche, 2014 (cocoord.).
Livro de todallas liberdades da Sancta Confraria da Misericórdia da cidade de Coimbra: estudos, fac-simile e transcrição, 2016.
Primeiros textos [em língua portuguesa] sobre igualdade e dignidade humanas, 2019 (cocoord.).
Primeiros livros [em língua portuguesa] de edificação moral, 2019 (cocoord.). História da Misericórdia de Coimbra (1500-2000), 2 vols, em fase final de elaboração.
É membro permanente de Conselhos Científicos de revistas e de coleções de livros em Portugal e no estrangeiro. Orientou/a mais de 50 dissertações de Mestrado e teses de Doutoramento e tem participado em júris académicos portugueses e estrangeiros e para contratação de investigadores e docentes universitários. Parte da sua produção pode ser lida em https://coimbra.academia.edu/MariaAntóniaLopes
Kate Newey
University of Exeter
Kate Newey é Professora de História de Teatro na Universidade de Exeter. É historiadora de teatro, especializada na escrita feminina e no teatro popular britânico do século XIX. As suas publicações incluem a co-edição de uma coletânea de ensaios, Politics, Performance and Popular Culture (Manchester UP, 2016), e as monografias Women’s Theatre Writing in Victorian Britain (Palgrave, 2005), e John Ruskin and the Victorian Theatre, em coautoria com o historiador cultural Jeffrey Richards (Palgrave, 2010). Kate Newey tem contribuído com numerosos ensaios sobre o teatro e a cultura popular do século XIX para coleções publicadas pela Cambridge University Press, Oxford University Press, Routledge, Blackwells e Ashgate.
Foi bolseira de investigação na Universidade de Harvard, na Folger Shakespeare Library, em Washington DC, e no Harry Ransom Humanities Research Centre, na Universidade do Texas (Austin). Liderou vários projetos financiados e acabou de colaborar num projeto financiado pelo Arts and Humanities Research Council sobre “Teatro e Cultura Visual no Longo Século XIX”. Kate Newey colaborou ainda nos projetos “A Cultural History of English Pantomime, 1837-1901”, “John Ruskin and the Victorian Theatre”, com Jeffrey Richards e Peter Yeandle, e “Nineteenth Century Women Playwrights”.
A partir de 2024, Kate Newey será investigadora principal num projeto financiado pelo European Research Council e pelo Research & Innovation Council do Reino Unido, intitulado ‘Women’s Transnational Theatre Networks, 1789-1914′.
Ana Isabel Vasconcelos
Universidade Aberta
Ana Isabel Vasconcelos é docente do Departamento de Humanidades da Universidade Aberta (UAb) e investigadora do Centro de Estudos de Teatro (FLUL). Em 2000 obteve o grau de doutor em Estudos Portugueses, na especialidade de Literatura Portuguesa, com a tese intitulada O Drama Histórico Português no Século XIX (1836-56), obra publicada pela Fundação Calouste Gulbenkian, em 2003. A sua investigação e respetivas publicações têm-se centrado na história do teatro português, com especial enfoque nos séculos XIX e XX. No âmbito da coleção de “Biografias do Teatro Português”, projeto do CET patrocinado pelos Teatros Nacionais D. Maria II e São João, com a chancela da INCM, é autora de Emília das Neves, uma obra que recupera a história de uma das mais importantes atrizes oitocentistas, enquadrada no contexto social e cultural do seu tempo.